DTM, VOCÊ TEM?

Você já ouviu falar em DTM (Disfunção Temporomandibular)? Ela é caracterizada principalmente pela presença de dores na região da Articulação Temporomandibular (ATM), na cabeça, na face, no ouvido podendo se estender para o pescoço e nuca.

Outros sinais da DTM são os seguintes: dificuldade em abrir e/ou fechar a boca, estalidos na região da ATM, estalidos da ATM na abertura e/ou fechamento bucal, crepitação na ATM, dor de ouvido sem causa otorrinolaringológica evidente, entupimento do ouvido sem motivo aparente. Como toda dor, a gerada pela DTM causa desconforto em variados graus e geralmente tem como consequênciaa diminuição da qualidade de vida de quem for acometido pela mesma.

A causa da DTM é multifatorial, ou seja, vários fatores podem ser responsáveis pelo aparecimento da mesma. Para efeitos didáticosdividiremos os fatores que podem competir para a instalação e perpetuação da DTM na seguinte ordem: Fatores intrínsecos (aqueles que são próprios do individuo que esta acometido por DTM) e Fatores extrínsecos (aqueles externos ao individuo).

Dentre ao fatores extrínsecos os mais comuns são: condição genética, predisposição à doenças degenerativas da articulação (artrites, artroses, sinovites, entre outras), ansiedade, alterações na qualidade do sono, hábitos parafuncionais instalados, transtornos hormonais, alterações degenerativas musculares e outras patologias que podem interferir no correto funcionamento da ATM.

Já os fatores extrínsecos mais conhecidos são traumas, acidentes envolvendo a ATM, maus hábitos bucais como sucção digital ( chupar dedo), onicofagia (roer unhas), interposição lingual, apertamento dentário, alterações na mordida (maloclusão), má posição ao dormir, hábitos de apoiar o rosto nas mãos dentre outros.

Não sofra por causa da DTM, priorize sua qualidade de vida, agende um horário e faça-nos uma visita. Temos o profissional certo para te ajudar!

Did you like this? Share it!

0 comments on “DTM, VOCÊ TEM?

Leave Comment

Fale Conosco