CONSEQUÊNCIAS DO DEDO NA BOCA E DA CHUPETA NA INFÂNCIA

Na correria do dia a dia e para acalmar os filhos pequenos de forma mais prática e rápida, muitos pais acabam fazendo o uso de chupetas em seus bebês, sem saber que esse hábito pode trazer muitos malefícios para os pequenos.

Apesar de proporcionar uma sensação de conforto que acalma a criança e relaciona o gesto com o estado de segurança e aconchego, a chupeta e o ato de ficar com o dedo na boca podem interferir negativamente em alguns aspectos da vida da criança.

Pesquisas indicam que crianças que desmamam antes da hora têm uma tendência maior a usar chupeta com mais frequência se comparadas àquelas que mamam por um período maior. Isso pode ser prejudicial à saúde da criança, pois a sucção de um bico artificial leva à perda da tonicidade e alteração da postura muscular (dos lábios e língua, principalmente), fazendo com que o bebê não consiga manter corretamente a pega do peito. O uso frequente de chupeta também pode interferir na produção de leite, já que o bebê pede menos o peito, o que pode causar, inclusive, machucados na mãe devido à pega errada.

A Organização Mundial de Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde recomendam não oferecer chupetas a crianças que estão no período de amamentação.

É importante ressaltar que os bebês que mamam mais desenvolvem melhor as funções respiratórias, a fala, a linguagem e até mesmo a capacidade de ler e escrever com mais facilidade.

Do contrário, o uso excessivo de chupeta, bem como a sucção dos dedos (geralmente o polegar) podem causar maloclusões dentárias e problemas nos músculos da face.

Esses hábitos podem causar sérias alterações na criança, dentre as quais se destacam :

  • Maloclusões dentárias;
  • Alteração no crescimento facial;
  • Desenvolvimento reduzido da mandíbula;
  • Alterações na postura dos lábios e da língua;
  • Alterações musculares na face e deformidades nas estruturas ósseas e dentárias, sendo que estas alterações também favorecem a instalação da respiração bucal;
  • Alterações dentárias (mordida aberta anterior, mordida aberta posterior e/ou mordida cruzada posterior);
  • A formação de um céu-da-boca fundo e estreito (palato ogival) que depois influenciam na produção articulatória dos sons e na respiração

Dessa forma, o uso constante da chupeta ou o hábito de sugar nos dedos deve ser evitado sempre que possível, para que não ocorram transtornos no desenvolvimento das estruturas orofaciais, assim como para que não haja alteração no correto padrão respiratório.

Did you like this? Share it!

0 comments on “CONSEQUÊNCIAS DO DEDO NA BOCA E DA CHUPETA NA INFÂNCIA

Leave Comment

Fale Conosco