IMPLANTODONTIA RECUPERANDO A FUNÇÃO MASTIGATÓRIA

A implantodontia possibilita a recuperação das suas funções mastigatória e estética através da instalação de próteses dentárias que podem ser fixadas sobre implantes osseointegrados.

Como os implantes estão fixos ao osso, a mastigação é realizada com total segurança e conforto, permitindo ao paciente sorrir e falar com a mesma confiança que os dentes naturais oferecem.

A osseointegração é o processo biológico pelo qual o implante dental se fixa ao tecido ósseo de tal forma que possibilita a instalação de uma prótese sobre estes implantes. Sendo assim, a função mastigatória é então exercida sem que ocorra qualquer mobilidade da prótese.

OSSEOINTEGRAÇÃO DE UM IMPLANTE DENTÁRIO
Quando algum elemento dentário se torna ausente, geralmente o dente antagonista, dente que naturalmente ocluiria na situação normal de mordida, acaba sofrendo um deslocamento na arcada e saindo de seu alinhamento, por não ter, no processo de mastigação, um anteparo na arcada oposta. Além disso, os dentes adjacentes (dentes “vizinhos”) ao elemento perdido, também sofrerão deslocamentos na tentativa natural do organismo em reduzir o espaço adquirido com a perda do elemento dental. Essa “compensação” å falta de mordida naquela região acaba comprometendo toda a funcionalidade da mastigação.

A FINALIDADE DOS IMPLANTES DENTÁRIOS
A finalidade dos implantes dentários é substituir os dentes perdidos, podendo ser uma reposição unitária, ou até de toda a arcada.

A reposição total dos dentes pode ser feita com vários tipos de prótese e de materiais, desde resinas até porcelanas, dependendo da indicação, porém, sempre com o objetivo de:

Promover um equilíbrio da oclusão, diminuindo a sobrecarga nos dentes remanescentes;
Deter o processo acelerado de perda óssea, processo este, que se inicia no momento da perda de um elemento dentário, seja por qualquer motivo, trauma, cárie, doença periodontal e outras;
recuperar a função mastigatória e a estética.
Confira mais sobre esse procedimento e entenda a efetividade e os benefícios para sua saúde:

1. Qual a importância de se realizar um implante?

A falta de dentes pode ocasionar vários problemas de saúde. Isso porque a ausência dos mesmos prejudica o funcionamento da musculatura facial, provocando a perda do tônus. Precisamos de uma mastigação eficiente para iniciar o processo de digestão dos alimentos.

Ter as arcadas bem alinhadas e completas é de fundamental importância para a saúde. Afinal, nosso corpo é formado por engrenagens, e cada uma precisa estar em perfeito funcionamento.

2. A capacidade mastigatória aumenta com os implantes?

Os implantes têm como uma de suas características estarem integrados ao tecido ósseo, aumentando assim, a capacidade mastigatória, quando comparada com próteses totais convencionais e com próteses parciais removíveis. Uma das grandes vantagens da utilização dos implantes é dar ao paciente segurança e conforto ao mastigar.

As próteses totais inferiores convencionais têm uma retenção bastante limitada, o que, por si, modifica a capacidade mastigatória de seu usuário, diminuindo-a consideravelmente.

3. Quais são os cuidados que o paciente deve ter com a prótese sobre implantes?

As próteses sobre implantes são confeccionadas em materiais altamente resistentes e duráveis, porém, assim como os dentes naturais podem sofrer fratura, dependendo da carga que recebem durante o processo mastigatório, as próteses necessitam da mesma atenção e cuidado a fim de se evitar acidentes. O paciente deve então, evitar alimentos excessivamente duros e de pigmentação muito forte. Os cuidados com a higienização diária e o controle da placa bacteriana devem ser os mesmos para implantes e dentes naturais. O controle periódico deve ser feito pelo dentista, pelo menos (uma vez a cada 6 meses).

4. Quais são os cuidados para manter a higiene bucal das próteses sobre implante?

Nada muda nos cuidados com o seu novo sorriso. A higiene deve ser mantida e os cuidados como visitar seu dentista, devem ser respeitados. A higienização deve ser realizada normalmente com o uso de fio ou fita dental. A escovação com uma escova de dentes indicada pelo profissional dentista e em alguns casos ainda pode ser recomendada a utilização de aparelhos específicos para auxiliarem e garantirem uma higiene de qualidade superior. É preciso uma avaliação profissional, pelo menos uma vez a cada seis meses, para garantir a manutenção de uma boa higiene.

Seguindo todas as recomendações indicadas, fica mais fácil ter um resultado eficaz e um sorriso livre de problemas.

5. É possível extrair um dente comprometido, e em seu lugar colocar imediatamente um implante com função mastigatória?

Nos casos unitários as indicações estão mais restritas, sendo indicados apenas para alguns poucos dentes e em situações especiais. Nos casos de múltiplos implantes, principalmente na região anterior da mandíbula (queixo), este procedimento é mais freqüente.

Did you like this? Share it!

0 comments on “IMPLANTODONTIA RECUPERANDO A FUNÇÃO MASTIGATÓRIA

Leave Comment

Fale Conosco