O Ronco e a Sindrome da Apnéia são assuntos muito relevantes, tendo sido debatidos nos últimos anos em todo o mundo. Eles podem levar a transtornos sociais, psicológicos e também acarretar ao paciente, problemas como a hipertensão, arritmias cardíacas e até mesmo AVC.
Para resolver essa questão, existem tratamentos através de aparelhos intraorais, que têm ganhado cada vez mais espaço entre os cirurgiões dentistas. Eles são placas moveis que são utilizadas durante o sono.
Cada aparelho é personalizado de acordo com as necessidades do paciente e são extremamente confortáveis. Os aparelhos intraorais funcionam melhorando o posicionamento da mandíbula. Dessa forma, minimizam o ronco e a apneia do sono. Além disso, esse tipo de tratamento está entre as opções mais modernas, indolores e confortáveis para a maioria dos pacientes.
COMO OS APARELHOS INTRAORAIS FUNCIONAM
Os aparelhos orais articulam-se entre si avançando a mandíbula e afastando os tecidos da garganta, evitando o ronco e a apneia do sono. De fácil adaptação, são indicados nos casos de ronco primário (sem apneia) e nas apneias obstrutivas leves e moderadas.
Eles também estabilizam a mandíbula e impedem que se desloque durante a noite, favorecendo a passagem do ar.
O aparelho mostra bons resultados desde os primeiros dias de uso, porém, ele não é a cura para o problema. É importante que o paciente use de acordo com a recomendação médica, pois do contrário, o paciente notará a volta dos sintomas, incluindo o ronco.
É um tratamento conservador realizado por dentistas com conhecimento e treinamento em disturbios do sono.
INDICAÇÕES DOS APARELHOS INTRAORAIS
Antes do uso do aparelho, é necessário que o paciente passe por um diagnóstico correto de um dentista do sono.
O aparelho intraoral é indicado para os seguintes casos:
– para o tratamento somente do ronco;
– para o tratamento do ronco e apneias leves e moderadas;
– para o tratamento das apneias graves quando não há aceitação e/ou adaptação do paciente ao CPAP (dispositivos que produzem ar com pressão fixa a noite toda, evitando a obstrução das vias aéreas), desde que sob avaliação criteriosa.
DÚVIDAS COMUNS
Uma das principais dúvidas sobre o uso dos aparelhos intraorais é se ele pode causar algum tipo de alteração na abertura da boca. Quem precisa fazer o uso do aparelho, pode ficar tranquilo, pois, estudos mostraram que as placam não promovem alterações significativas nem na oclusão e nem na ATM dos pacientes. Não podemos esquecer que a supervisão periódica é fundamental para o acompanhamento e a intervenção profissional.
0 comments on “TRATAMENTO DE RONCO E APNEIA COM APARELHOS INTRAORAIS”